Manchas Brancas nos dentes – É Carie!!!
12 de dezembro de 2018A importância da Saliva
12 de dezembro de 2018A criança não só pode como deve usar o fio dental, já a partir do momento que se tenha dois dentes um ao lado do outro, mesmo que estes não sejam juntinhos. Mas por que?
Porque a escova de dentes, por mais eficiente que seja, não consegue remover os resíduos e/ou a placa bacteriana (biofilme= massa amarelada com restos de alimentos e microrganismos) entre os dentes, somente o fio ou fita dental são capazes. Para uma limpeza eficiente, o mais importante é raspar a face lateral do dente com o fio para tirar a placa, e não somente quando tem “carninha” ou algum pedaço de alimento grudado. É surpreendente quando se passa o fio dental, quase sempre sai alguma sujeira, mesmo acreditando que não sairia.
Portanto, o fio dental também faz parte da higiene bucal, e deve ser usado de preferência sempre antes da escovação. Desta forma, o fluoreto advindo da agua e da pasta de dente pode beneficiar os locais onde os indutos (restos de alimentos) e/ou placa bacteriana estavam entre os dentes e foram retirados pelo fio dental.
Na criança, a princípio quem deve passar são os responsáveis, e a partir do momento que ela já tenha coordenação motora fina, ela mesma assume, porem sempre com supervisão de adulto.
Os fios dentais com forquilhas ou com hastes também podem ser usados pelas crianças, são lúdicos e ótimos para criarem o habito.
Fique atento, quanto mais fiel for a higiene bucal menos risco de cárie, e muito menos gengiva sangrando (gengivite).
FONTE: Artigo Cientifico da Odontopediatria Brasil